Perigos de uma Sauna Infravermelha

As saunas infravermelhas são pequenas salas com aquecedores infravermelhos. Estes aquecedores liberam calor infravermelho que não aquece a sala, mas é absorvido diretamente pelo corpo de uma pessoa. O efeito é semelhante a estar sentado à luz do sol, onde uma pessoa pode sentir bastante quente mesmo que a temperatura do quarto em si seja legal. Uma sauna infravermelha é uma sauna seca, usando apenas um aquecedor para criar efeitos benéficos, em contraste com saunas molhadas que também usam água quente derramada em rochas para produzir vapor.

Os perigos das saunas infravermelhas são geralmente os mesmos que os de saunas molhadas e envolvem excesso de calor.

Sobreaquecimento e desidratação

O risco primário de uma sauna seca ou a vapor está exagerando, como explicado pelo médico Andrew Weil. O superaquecimento pode levar a desmaios e desidratação, e a desidratação pode causar depleção de eletrólitos.

As pessoas idosas são mais propensas ao superaquecimento, uma vez que a função das glândulas sudoríparas diminui com a idade. As condições circulatórias também podem ser um problema, conforme observado pela Sauna Talk.

A temperatura do corpo da criança também aumenta mais rapidamente do que a dos adultos, então os pais devem consultar um pediatra antes de permitir que uma criança passe tempo na sauna.

Considerações sobre doenças cardíacas

Embora as saunas sejam seguras para a maioria das pessoas com doenças cardíacas, certas condições cardiovasculares exigem a evasão de saunas, de acordo com um estudo publicado na edição de 1 de fevereiro de 2001 do “American Journal of Medicine”.

Estes incluem angina instável, ataque cardíaco recente e estreitamento severo da valva aórtica (estenose aórtica).

Beber álcool em uma sauna aumenta o risco de pressão arterial baixa, batimento cardíaco irregular e morte súbita. Weil também adverte as pessoas com hipertensão arterial para “ir fácil” em qualquer forma de calor induzindo o suor.

Eczema de piora

A transpiração durante uma sauna pode aumentar a coceira em pessoas com eczema (dermatite atópica), de acordo com um estudo do “American Journal of Medicine”. Outro estudo publicado no “European Journal of Pediatrics”, em dezembro de 1989, avaliou as crianças regularmente participando de saunas e descobriu que metade daqueles com dermatite atópica apresentava sintomas pior na sauna.

Implantes de silicone

Um perigo potencial particularmente associado a uma sauna infravermelha em comparação com uma sauna úmida considera os implantes de silicone de qualquer tipo. O silicone absorve o calor infravermelho. Qualquer pessoa com um implante de silicone deve verificar com um médico antes de usar uma sauna infravermelha.